quinta-feira, 4 de julho de 2013

QUANDO SERÁ A SESSÃO QUE APROVARÁ O PLANO PLURIANUAL DO EXERCÍCIO 2014 A 2017 DE IMPERATRIZ?

Será que os vereadores de Imperatriz também farão uma sessão secreta como fizeram os vereadores de Belém do Pará?
Por que os vereadores de Imperatriz, inclusive os da oposição estão tão calados sobre o 

Plano Plurianual? E os conselhos municipais estão se mobilizando para participar ou também ficarão calados?


Mas afinal, o que é Plano  Plurianual Municipal - PPA?


É uma lei orçamentária que define as ações de governo municipal  para um período de 04 anos e que demonstra, em quadros demonstrativos, quais serão os programas de trabalho a serem implementados pelo gestor público (prefeito de Imperatriz) durante esse período beneficiando o povo de Imperatriz.

O PPA define as estratégias, diretrizes e metas do governo e institui um plano de ação que discrimine os objetivos do governo municipal a serem executados durante o mandato do chefe do poder executivo; estabelece os programas setoriais a serem implementados e define as fontes de financiamento e as metodologias de elaboração, gestão, avaliação e revisão dos programas.

O PPA deve discriminar as despesas relativas a obras, instalações, equipamentos e material permanente; e também os gastos relacionados à manutenção das obras, às instalações, aos equipamentos e ao custeio de sua utilização e funcionamento. Outra despesa que deve ainda estar presente no PPA é a despesa relativa ao programa de duração continuada, que inclui despesas com a manutenção de bens e serviços já existentes.

PPA se compõem  de duas partes:
Ø  Base estratégica: na qual é feita uma análise da situação econômica e social. Também define as diretrizes, os objetivos e as prioridades do governo, estima os recursos orçamentários por setor e identifica as diretrizes, os objetivos e as prioridades dos órgãos setoriais.
Ø  Programas: apresenta a identificação dos problemas a serem solucionados, dos objetivos a serem alcançados e das ações necessárias à consecução desses objetivos.
A elaboração do PPA segue duas etapas:
Ø  Formulação da proposta inicial pelo Poder Executivo;
Ø  Apreciação e votação da proposta pelo Poder Legislativo (os vereadores).

A formulação da proposta de PPA pelo Poder Executivo envolve todos os órgãos da Administração Pública, que elaboram suas propostas e as encaminham ao órgão central de planejamento (as Secretarias Municipais).

A Constituição Federal estabelece que o projeto de PPA deverá ser encaminhado ao Poder Legislativo (Câmara Municipal) até o dia 31 de agosto do primeiro ano (2013) de mandato do governante, para vigorar do segundo ano (2014) até o fim do primeiro ano do mandato seguinte( próximo prefeito (a)).

O projeto de PPA passa pelo processo de discussão e alteração, que compreende as seguintes etapas gerais:
Ø  a realização de audiências públicas com as autoridades governamentais e a sociedade;
Ø  a definição de regras para emendar o projeto de lei;
Ø  a apresentação das emendas ao projeto de lei;
Ø  a apresentação e votação do relatório sobre o projeto de lei e suas emendas na Comissão de Orçamento;
Ø  a apresentação e votação do parecer da Comissão de Orçamento no plenário do Legislativo;
Ø  o encaminhamento do autógrafo ao chefe do Poder Executivo, para sanção ou veto; e
Ø  a publicação da lei no diário oficial.

A realização de audiências públicas é um importante canal por meio do qual a sociedade pode participar das discussões sobre as leis orçamentárias e veicular suas opiniões e demandas ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo.

Constituição Federal conferiu a esse Poder prerrogativas para modificar a proposta. Tais prerrogativas permitem que os objetivos e programas propostos pelo Poder Executivo sejam amplamente discutidos e introduzidas no PPA demandas sociais não contempladas na proposta original.

Acorda Imperatriz!

Não vamos deixar o Plano Plurianual de Imperatriz ser elaborado e aprovado sem a participação popular.

Como podemos participar?
Fiquem atentos a próximas matérias sobre o Plano Plurianual de Imperatriz

Texto:

Professora Aparecida. 

PREFEITO MADEIRA VAI TROCAR SEUS SUPER SECRETÁRIOS.

Assembleia Legislativa aprova Projeto Ficha Limpa no Maranhão.

 

Medida disciplina nomeação de comissões no Executivo e Legislativo. Proposta foi aprovada hoje (3), na íntegra e por unaminidade.
Quase um ano após ser proposto, a Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) aprovou, ontem (3), o Projeto Ficha Limpa, que disciplina as nomeações para cargos de comissão em órgãos dos poderes Executivo e Legislativo estaduais. A proposta foi aprovada na íntegra e por unanimidade, seis dias após ser apreciada e aprovada em primeiro turno.
al-ma-bine
Sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão
(Foto: Biné Morais/O Estado)
O texto do projeto impede a nomeação para cargos em comissão e funções gratificadas, nos dois poderes, de pessoas que tenham, contra si, representações julgadas procedentes pela Justiça Eleitoral sobre abuso do poder econômico ou político, em um prazo de oito anos.
A proposta impede, também, a nomeação de pessoas que tenham sido condenadas em um prazo de oito anos, por crimes contra a economia popular, a fé pública, administração e patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais; de abuso de autoridade [nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública]; lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes, racismo, tortura, terrorismo e hediondos e equiparados; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
Assim que for sancionado pelo governo do Estado e promulgado, o texto estabelece que as autoridades competentes, dentro do prazo de 90 dias, contados da publicação desta Lei, terão que exonerar os ocupantes de cargos em comissão ou função gratificada que se enquadrem nas situações previstas projeto Ficha Limpa.

Como sabemos algums dos secretários do prefeito Sebastião Torres Madeira têm problemas com a policia federal.


Programa "bolsa-eleição" de Roseana será questionado pela OAB na justiça

Os deputados que integram a bancada da oposição entraram, nesta manhã de quinta-feira (04), com uma representação na OAB-MA pedindo que seja ajuizada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Conselhão da governadora Roseana Sarney.
Rubens Júnior (PCdoB), Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB) e o deputado federal Domingos Dutra (REDE) entregaram ao presidente Mário Macieira a representação que pretende por fim a sinecura que garante “bolsa eleição” a políticos sem mandatos dispostos a declarar apoio ao candidato do Palácio dos Leões ao governo em 2014.
Ao receber os parlamentares, Mário Macieira declarou que considera o Conselho um absurdo, uma imoralidade e uma ilegalidade, que mais parece um parlamento federal que Conselho.
Embora tenha se posicionado contra o Conselhão, o pedido deverá será levado ao plenário, proforma antes da representação ser encaminhada ao Tribunal Justiça.
Conforme a denúncia levada pela oposição ao plenário da Assembleia Legislativa, 206 conselheiros, quase todos ex-prefeito e parentes de prefeitos, recebem mensalmente do governo do estado a importância de R$ 5.800,00, sem trabalhar.
Existem alguns casos em que ex-prefeito estão sendo nomeados sem sequer serem avisados, a exemplo do ocorreu com Rosângela Curado, ex-candidata a prefeita de Imperatriz. 

Texto do Blog: Jorge Vieira.